Orientações / Normas

Vespertino - das 14 às 17h30min

Horário das Aulas

ENSINO FUNDAMENTAL
- das 7h50min às 12h - de 2ª a 6ª feira e alguns sábados letivos de acordo com o calendário escolar

ENSINO MÉDIO
- das 7 às 12h - de 2ª a 6ª feira e alguns sábados letivos de acordo com o calendário escolar
- das 14h às 17h30min
  * 3ª feira (Unidade 2 - Luís Eduardo Magalhães)
  * 4ª feira (Unidade 1 - Barreiras)

Chegadas Tardias

A pontualidade é de fundamental importância. É necessário o cumprimento dos horários para que se evitem transtornos.
  • O primeiro e segundo atrasos para o 1º horário de aula implica:
  • Assinatura no Caderno de Registros;
  • Presença em sala de aula, se o atraso não ultrapassar 10 minutos. Caso contrário, aguardar o segundo horário para entrar em sala.
  • Para o terceiro atraso, são adotados os mesmos procedimentos, sendo que:
  • Os Pais serão comunicados por escrito que o(a) aluno(a) está chegando atrasado(a) pela 3ª vez, sendo prejudicado(a) em relação ao desenvolvimento dos conteúdos ministrados e que, a partir da 4ª chegada tardia, só será permitido seu acesso à sala de aula mediante autorização por escrito dos Pais ou Responsável legal com justificativa do atraso.
  • A partir do 4º atraso e os subsequentes:
  • Assinatura no caderno de registro, caso entregue a autorização dos Pais, justificando o atraso  e presença em sala de aula.
  • De outra forma, sem autorização e justificativa dos Pais, a Secretaria entrará em contato com a Família, por telefone, e comunicará que o aluno estará aguardando a autorização, por escrito, dos Pais ou Responsáveis para entrar em sala de aula ou que será encaminhado para casa.

Saídas Antecipadas

Caso o(a) aluno(a) tenha necessidade de se ausentar durante o período de aula, é necessária a autorização por escrito dos Pais ou Responsável e que deve ser entregue na Secretaria, no primeiro horário.

Saídas da Escola no Final das Aulas

No final das aulas, a porta de entrada e saída da Escola é aberta e os alunos são autorizados a irem para casa. Os pais que não permitem que os filhos saiam desacompanhados, devem orientá-los a ficarem dentro da Escola e esperarem a pessoa que irá buscá-los. O Porteiro é orientado para permitir a entrada, exclusivamente, aos Pais ou Responsáveis legais pelos alunos e permanecerá na portaria da Escola até que todos os alunos saiam.

Educação Física

De acordo com a LDB (Leis de Diretrizes e Bases), Educação Física é uma disciplina com a mesma importância das demais, merecendo iguais cuidados, dedicação e atenção.
A  frequência às aulas é obrigatória, e é vedado o abono de faltas, conforme o Regimento Escolar, em consonância com a referida LDB.
É importante ressaltar:
  • Para as aulas de Educação Física, é necessário o Atestado de Saúde. Será expressamente proibida a prática de atividades físicas sem autorização médica.
  • Declarações e Atestados de Academias não serão aceitos.
  • Caso os alunos não possam praticar atividade física (modalidades oferecidas pela Escola), devem apresentar Atestado Médico na Secretaria da Escola. No Atestado deverão constar: motivo (CID), período, assinatura e carimbo do Médico.
  • Os alunos deverão escolher uma das modalidades oferecidas para praticarem durante todo o ano letivo. Haverá, nas primeiras semanas letivas, exposição de trabalhos, objetivando apresentar o referencial teórico da modalidade e prática esportiva. A Escola oferece as modalidades: Handebol, Vôlei, Basquete, Futsal.

Siga a Escola Monteiro Lobato!

Unidade 1
Barreiras - BA